4 de outubro de 2019

Arthur Zanetti disputa seu 9º Mundial em Stuttgart por vaga olímpica para o Brasil

O campeão olímpico fará argolas, aparelho em que é especialista, mas também solo e salto para somar nota para a qualificação da equipe para os Jogos de Tóquio/2020

369836_910783_zanetti

O primeiro Mundial da carreira do campeão olímpico Arthur Zanetti foi disputado justamente em Stuttgart, na Alemanha, em 2007, onde defenderá a seleção brasileira de ginástica artística em busca da vaga olímpica por equipe para os Jogos de Tóquio/2020. O Brasil compete a qualificação neste domingo (6/10), a partir das 14h30 (horário de Brasília), na subdivisão 4, a última do primeiro dia de disputas masculina, no ginásio Hanns Martin Schleyer Halle.

China, Rússia e Japão já estão classificadas pela disputa do Mundial de Doha/2018 para a Olimpíada, mas outras nove vagas estarão em jogo em Stuttgart e o Brasil vai brigar por uma delas. Arthur fará argolas, aparelho em que é especialista, e também solo e salto.

“Vai ser bem disputada essa vaga por equipe. Alguns times cresceram bastante nos últimos anos, como a Holanda e a Ucrania, além dos adversários que são fortes tradicionalmente”, disse Arthur. “Temos de fazer uma boa competição, sem erros. Não é fácil, mas se o Brasil fizer o que vem fazendo nos treinos, no Pan, quando fizemos uma ótima competição e atingir uma boa nota temos sim chances de qualificação. Vamos trabalhar para que a nota seja maior do que a do Pan”, acrescentou. O ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em agosto, veio com a nota 250.450.

Arthur Zanetti competiu em oito Mundiais, desde o primeiro, justamente em Stuttgart, em 2007. Depois disso, disputou os Mundiais de Londres/2009, Tóquio/2011, Antuérpia/2013 – onde conquistou o título de campeão mundial nas argolas -, Nanning/2014, Glasgow/2015, Montreal/2017 e Doha/2018. Tem uma medalha de ouro, a de Antuérpia, e três de prata, conquistadas em Tóquio, Nanning e em Doha, todas nas argolas.

“Vamos usar a nossa experiência em favor da equipe. Em 2007, quando eu vi o Diego ser bicampeão mundial, era o meu primeiro Mundial. Fiquei alucinado com o nível técnico dos atletas e vi o quanto eu estava para trás e pensei que quando voltasse para o meu ginásio teria de trabalhar muito. Eu vi o Diego no pódio e disse quero isso para mim também como profissão, inclusive”, observou Arthur Zanetti. ”

“A preparação aqui na Alemanha foi muito boa. O treino de pódio também. Estou me sentindo bem e com a cabeça boa, a seleção também está bem, todo mundo unido com o mesmo foco, o mesmo objetivo, todo mundo trabalhando bem duro e se dedicando o máximo em cada treino. O objetivo é a vaga e, claro, ir à final nas argolas também”, disse Arthur.

Além de Arthur Zanetti (SERC/AGITH São Caetano), formam a equipe: Arthur Nory (Pinheiros-SP), Caio Souza (São Bernardo-SP), Francisco Barreto (Pinheiros), Lucas Bittencourt (Minas Tênis Clube-MG), Leonardo Mateus de Souza (Minas Tênis Clube), primeiro reserva, e Tomás Rodrigues Florêncio (Sogipa-RS), segundo reserva. Os treinadores são Marcos Goto, Cristiano Albino e Ricardo Yokoyama. O chefe da equipe é Leonardo Finco e o chefe da delegação Henrique Motta.

“O objetivo principal é classificar a equipe para a Olimpíada de Tóquio, no ano que vem. Queremos ficar entre as nove primeiras equipes do Mundial”, disse o técnico Marcos Goto. O Brasil estará na quarta subdivisão da disputa por equipes, a última do primeiro dia de competições. “Compete no primeiro dia, não fica tão angustiado para competir, a preparação não fica tão longa, e também já tem uma base de como os árbitros estarão arbitrando durante o dia. Vamos competir a noite, não faz muita diferença, mas acho que é uma boa rotação”, acrescentou o treinador.

Marcos Goto acredita que 12 equipes podem conseguir uma das nove vagas em disputa. “O Brasil tem condições, tem equipe para ficar entre as nove, mas tem de competir bem, não dá para aprontar! No Pan, conversamos e fizemos os 250.000 pontos que buscávamos e estamos querendo repetir isso no Mundial”, acrescentou Goto que treina Arthur Zanetti há 20 anos, desde que o ginasta tinha 9, em São Caetano.

Arthur Zanetti é atleta da SERC/São Caetano, tem patrocínio da adidas, Caixa, FAB e Bolsa Atleta do Governo Federal.

Saiba mais: www.facebook.com/ArthurZanettiOficial e https://instagram.com/arthurzanetti.