O brasileiro, campeão olímpico e mundial no aparelho, tira 15.800 e passa para a decisão em primeiro entre os 19 ginastas que disputaram a qualificação em Portugal
São Caetano – Arthur Zanetti está na final das argolas da etapa da Copa do Mundo de Anadia, em Portugal. O brasileiro, que é campeão olímpico e mundial no aparelho, avançou em primeiro lugar para a decisão de medalhas na qualificação desta quinta-feira (29/5), no Centro de Alto Rendimento de Anadia, com uma apresentação nota 15.800, bem superior à dos adversários. O finlandês Markku Vahtila ficou em segundo (14.950) e o norte-americano Alexander Naddour, em terceiro (14.800). Também estão classificados Gustavo Simões (14.700), de Portugal, Juan Raffo (14.650), do Chile, Regulo Carmona (14.300), da Venezuela, Javier G. Balboa (14.250), do México, e Yuguo Huang (13.800), da China. Foram 19 os ginastas brigando pelas oito vagas na final.
A disputa das medalhas nas argolas, assim como no cavalo com alças e no solo, será neste sábado (31/5). Saltos e barras paralelas e fixa serão decididos no domingo (1/6). “Nas argolas eu fui bem. Nada demais, porque não fiz a minha série mais difícil. Diminuí um décimo a nota de partida e tirei 15.800. Foi bom. Vamos ver no sábado, se mantenho essa série ou se faço uma mais difícil. Quero me apresentar bem”, disse Arthur, após a qualificação.
Arthur também fez solo no primeiro dia de qualificação, mas ficou em 17º (13.800) entre 29 ginastas. “Fiz o solo e a minha série foi boa, mas eu caí no duplo para a frente e isso me tirou nota… Eu não estou satisfeito porque queria acertar a minha série para ver o quanto seria a minha nota com a série boa”, acentuou.
Na temporada, Arthur venceu as argolas nas três competições que disputou – ficou com o ouro no Troféu Brasil, em Bento Gonçalves, na semana passada (25/5), nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, no Chile, em março, e no Meeting Internacional de Santos, em São Paulo, em abril – com 16.000, sua maior nota na carreira.
A principal competição de Arthur Zanetti este ano será o Mundial de Nanning, na China, em outubro. Antes, Arthur compete no Pan-Americano de Mississauga, no Canadá, em agosto, na etapa da Copa do Mundo de Ghent (BEL), no mesmo mês, e na de Medellín (COL), em setembro. Depois, viaja com a seleção brasileira para o Japão, onde será feita a aclimatação para o Mundial.
Arthur Zanetti é atleta da SERC/Agith/São Caetano, tem patrocínio da Sadia, Furnas, adidas e CAIXA e apoio da Spieth, Eurotramp, COB, CBG e Bolsa Atleta/Ministério do Esporte.