Nesta quarta-feira, campeão olímpico vai defender o título conquistado em 2011, em Shenzen; Universíade integra preparação para o Mundial da Antuérpia
São Caetano do Sul – O campeão olímpico Arthur Zanetti está na final das argolas na Universíade de Kazã, na Rússia. Nesta segunda-feira (8/7), o ginasta obteve a nota 15.900 na fase de qualificação e vai brigar por medalha nesta quarta-feira (10/7), a partir das 8h30 (horário de Brasília). Em Kazã, Arthur, que cursa o segundo ano de Educação Física, compete pelo bicampeonato universitário – levou o título em Shenzen, na China, em 2011. Na competição por equipes, classificatória para as argolas, o Brasil ficou na quinta colocação.
“Gostei da competição”, disse Arthur. “Fiz a minha parte, me classifiquei para a final das argolas com os mesmos 15.900 que tirei na Olimpíada e a equipe do Brasil ficou em quinto lugar”, prosseguiu. “Todos nós tivemos algumas falhas, o que é normal, acontece. Mas, no geral, todos estão de parabéns. Competimos bem e com garra.”
Na Universíade, Arthur, que se prepara para o Mundial de Ginástica da Antuérpia, em setembro, não deve apresentar a série que mostra seu novo elemento. “Acho que vou fazer a minha série normal”, disse o ginasta. Na etapa da Copa do Mundo de Anadia (POR), em junho, a novidade foi apresentada aos árbitros da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e foi avaliado com grau de dificuldade E. Agora, o ginasta vive a expectativa de ter o movimento incluído no código de pontuação, batizado como Zanetti.
Arthur chegou a Kazã depois de ter disputado apenas duas competições este ano. Foi ouro nas etapas da Copa do Mundo de Doha e Anadia. Encerrada a Universíade, o ginasta retorna ao Brasil, onde dará sequência à preparação para o Mundial, a principal competição da temporada para a ginástica artística.
Arthur Zanetti é atleta da SERC, tem patrocínio da Sadia e CAIXA e apoio da Nike.