O campeão olímpico conquistou o ouro nesta quarta-feira (10/7), na Universíade de Kazã (RUS), e agora retorna ao Brasil para dar sequência à preparação para o Mundial
São Caetano do Sul – O ginasta Arthur Zanetti, campeão olímpico nas argolas, conquistou a medalha de ouro na Universíade de Kazã, na Rússia. Nesta quarta-feira (10/7), o estudante do segundo ano de Educação Física obteve a nota 15.875 no aparelho, para conquistar o bicampeonato universitário – já havia sido ouro em 2011, em Shenzhen, na China. A medalha de prata ficou com o russo Denis Ablyazin (15.550) e a de bronze com o ucraniano Igor Radivilov (15.525).
“A Universíade estava em nossos planos como uma das metas para chegar bem ao Mundial da Antuérpia. E o Arthur foi muito bem”, disse o técnico Marcos Goto, que acompanha seu ginasta em Kazã. Goto aproveitou também para elogiar a quinta colocação do Brasil na competição por equipes. “Os brasileiros mostraram grande evolução. Acredito que estamos chegando ao nível das grandes potências da ginástica mundial e isso ocorre pelo trabalho sério dos clubes, treinadores e atletas.”
Em Kazã, Arthur fez sua série normal, sem o novo elemento que integrou sua apresentação na etapa da Copa do Mundo de Anadia (POR), em junho. Na ocasião, o movimento foi mostrado aos árbitros da Federação Internacional de Ginástica (FIG) e avaliado com o grau de dificuldade E – o ginasta aguarda a inclusão do elemento no código de pontuação, batizado como Zanetti.
Este ano, na preparação para o Mundial da Antuérpia, em setembro, Arthur disputou apenas três competições, conquistando a medalha de ouro em todas elas. Venceu as etapas da Copa do Mundo de Doha e Anadia e, agora, a Universíade. Na sequência da temporada, Arthur retorna ao Brasil, onde vai dar continuidade aos treinos para o Mundial, principal competição da ginástica artística em 2013.
Arthur Zanetti é atleta da SERC, tem patrocínio da Sadia, Furnas e CAIXA e apoio da Nike.