O Globoesporte.com, agora ge, promoveu uma votação com 100 jornalistas para escolher os maiores atletas na história olímpica do Brasil que completou 100 anos, desde Antuérpia, Bélgica, em 2020.
O ginasta Arthur Zanetti está entre os top ten na lista histórica dos atletas olímpicos brasileiros. Feita pelo Globoesporte.com, agora ge, a votação realizada com 100 jornalistas do Grupo Globo e de outros importantes veículos de comunicação do Brasil elegeu a lista histórica dos melhores atletas no centenário da participação do Brasil em Jogos Olímpicos. A iniciativa faz parte das comemorações dos 100 anos das conquistas brasileiras em Olimpíadas, desde os Jogos da Antuérpia-1920, na Bélgica.
O Brasil completa, em 2020, o centenário de sua primeira participação nos Jogos Olímpicos e da conquista de suas primeiras medalhas. As primeiras glórias para o Brasil vieram no dia 2 de agosto de 1920, com Afrânio Costa e a equipe brasileira de tiro. Na pistola de tiro livre, o atirador ficou com a medalha de prata. Horas depois, a equipe brasileira formada por Guilherme Paraense, Sebastião Wolf, Dario Barbosa e Fernando Soledade conquistou o bronze. Em 3 de agosto, veio o primeiro ouro com Guilherme Paraense na prova de tiro rápido.
O vencedor da eleição foi Adhemar Ferreira da Silva, atleta do salto triplo, que foi bicampeão olímpico em Helsinque-1952 e Melbourne-1956. Robert Scheidt foi o segundo colocado e Joaquim Cruz, o terceiro. Arthur Zanetti, dono das medalhas de ouro em Londres-2012 e de prata no Rio-2016, nas argolas, ficou em sétimo.
O GE explicou que cada um dos 100 jornalistas enviou um “top 20” particular, em ordem de relevância – a cada posição foi atribuída uma pontuação de 1 a 20, que foi somada para revelar o ranking final. Ao todo, 95 atletas foram mencionados, de todos os períodos do centenário nacional.
“Fiquei emocionado porque sei o quanto essa votação é importante e o que representa essa minha colocação em meio a tantas feras”, afirmou Arthur Zanetti, que está em Sangalhos, em Portugal, na Missão Europa, para treinar com a seleção brasileira de ginástica arística para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2o21.
Arthur Zanetti é atleta da SERC/São Caetano e da Agith, tem patrocínio da adidas, Caixa, Força Aérea Brasileira (FAB) e Bolsa Atleta do Governo Federal.
Saiba mais: www.facebook.com/ArthurZanettiOficial e https://instagram.com/arthurzanetti.
Siga a Contrapé no blog contrapedejornalismo.wordpress.com, em facebook.com/contrapedejornalismo e em instagram.com/contrape_informacao